Image for post
Image for post

Brasil COVID-19 — Atualização diária 27–05–2020

Uma atualização diária sobre a evolução e as previsões relacionadas ao COVID-19 no Brasil.

Trabalho em andamento — várias melhorias serão publicadas nos próximos dias.

Analise da Situação Global

Resumo:

No mundo, o número total de países contaminados chegou a 223. Hoje, o número de casos confirmados em todo o mundo é 5.495.061. O número de mortes causadas por COVID-19 em todo o mundo é 346.232 e atualmente temos 2.917.091 de casos ativos em todo o mundo.O número médio de casos confirmados por dia em todo o mundo 'é 43.960 e o número médio de mortes por COVID-19 por dia em todo o mundo é de 2.770.
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

Countrywise Analysis

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

Tabela de comparação de epidemias precedentes

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

Analise da Situação no Brasil

Resumo:

No Brasil, o número de casos confirmados de COVID-19 chegou a 374.898, representando uma média de 1.766 casos a cada milhão de habitantes.

O número de mortes causadas por COVID-19 é atualmente 23.473 e atualmente registramos 197.592 casos ativos.
O número médio de casos confirmados por dia no país é de 4.120 e o número médio de mortes por COVID-19 por dia é de 258 no país, mas nas últimas 24 horas, tivemos 11.687 novos casos registrados.
Análise geral sobre o COVID-19 no Brazil no dia 2020-05-27.

Casos confirmados: 374898
Recuperações: 153833
Mortes: 23473
Casos ativos: 197592
Casos Encerrados: 177306
Casos / Milhões de Pessoas : 1766
Novos casos nas ultimas 24 horas : 11687

Mortes a cada 100 casos: 6
Recuperações a cada 100 casos: 41
Mortes a cada 100 recuperados: 15

Casos confirmados por dia: 4120
Casos recuperados por dia: 1690
Casos de morte por dia: 258
Casos confirmados por hora: 172
Recuperações por hora: 70
Mortes por hora: 11
Image for post
Image for post
Comparação entre as taxas médias de mortalidade e recuperação em todo o mundo e entre parenteses as médias no Brazil).

Taxa Média de Mortalidade : 4.69 ( 4.14)
Taxa Média de Recuperação : 27.37 (20.19)

Taxa de mortalidade = (número de casos de mortes / número de casos confirmados) x 100
Taxa de recuperação = (número de casos recuperados / número de casos confirmados) x 100

O incremento da taxa de mortalidade é bastante significativo, juntamente com uma queda drástica na taxa de recuperação, caindo mesmo abaixo da taxa média de recuperação em todo o mundo.

Essa é uma evidência conclusiva do motivo pelo qual o número de Casos Ativos está aumentando, também há um aumento no número de Casos Encerrados, pois a taxa de mortalidade é uma indicação clara do número crescente de Casos de Morte.

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

Cenário futuro em relação ao COVID-19 no Brasil

As previsões matematicas seguramente são influenciadas pelas mudanças nos cenários do mundo real, principalmente quando se trata dos efeitos do Distanciamento social e do “Lockdown” no Brasil ao longo do tempo e serão atualizadas diariamente com os dados mais recentes relativos ao numero de casos confirmados e de mortes coletados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças e estatísticas publicadas oficiais.

Então, eu testo diariamente esses dados através de vários modelos matemáticos para prever quantas pessoas serão infectadas, curadas e mortas pelo COVID-19 no futuro.

Os números são plotados em gráficos de barras que mostram a aceleração, e esperamos que muito em breve o ponto de virada e a data de término da estimativa da pandemia.

Previsão do número de novos casos de COVID-19 no Brasil

O modelo usado para calcular a previsão para novos casos usa dados relacionados ao número de dias desde o primeiro caso registrado e o número de casos atualmente registrados.
Esses dados serão fornecidos ao modelo para executar uma regressão (o modelo selecionado aqui é o chamado Support Vector Machine) que nos fornecerá a previsão.

O Support Vector Machine abreviado como SVM é um modelo que pode ser usado para tarefas de regressão e classificação.

O objetivo do algoritmo do SVM é encontrar um hiperplano em um espaço N-dimensional (N — o número de recursos) que classifica distintamente os pontos de dados.

No momento, as previsões não levam em consideração os possíveis efeitos da distância social e não consideram dados como sobrecarga do sistema de saúde, número de pacientes curados e outros fatores externos.

Image for post
Image for post
Número real de casos confirmados no Brazil: 374898
Previsão para o dia 2020-05-27: 383225

Previsão do número de óbitos pelo COVID-19 no Brasil

O número de mortes por COVID-19 no Brasil foram fornecidos a uma serie de modelos de regressão e no final eu escolhi o modelo Prophet, desenvolvido pelo Facebook que forneceu a previsão mais eficaz.

O Prophet é um procedimento para prever dados de séries temporais com base em um modelo aditivo no qual tendências não lineares se ajustam à sazonalidade anual, semanal e diária, além de efeitos de férias e feriados.

O modelo Prophet funciona muito bem com séries temporais que têm fortes efeitos sazonais e várias temporadas de dados históricos. O Profeta é robusto para a falta de dados e mudanças na tendência e normalmente lida bem com discrepantes.

O Profeta pode ser usado em muitas aplicações para produzir previsões confiáveis para planejamento e estabelecimento de metas, com desempenho melhor do que muitas outras abordagens na maioria dos casos.

Image for post
Image for post
Número confirmado de mortes no Brazil: 23473
Previsão para o dia 2020-05-27: 24527

Previsão do número de recuperações de COVID-19 no Brasil

O modelo usado para calcular a previsão do número de recuperações utiliza dados relacionados ao número de dias desde o primeiro caso registrado e o número de casos atualmente registrados.
Esses dados serão fornecidos ao modelo para executar uma regressão (o modelo selecionado aqui tambem e’ o Support Vector Machine) que nos fornecerá a previsão de recuperações.

Image for post
Image for post
Número oficial de recuperações no Brazil: 153833
Previsão para o dia 2020-05-27: 153196

Tabela de previsões para os próximos dias no Brasil

Image for post
Image for post

Sobre o COVID-19

O vírus que causa o COVID-19 é transmitido principalmente através de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou expira.
Essas gotículas são muito pesadas para permanecer no ar e caem rapidamente em pisos ou superfícies.

Você pode ser infectado respirando o vírus se estiver próximo de alguém com COVID-19 ou tocando em uma superfície contaminada e depois tocam seus olhos, nariz ou boca.

Sobre o modelo matemático de previsão.

As previsões matematicas são simulações baseadas em uma distribuição preditiva anterior.

Elas podem ser usadas em previsões, em problemas de classificação, imputações para dados ausentes e muito mais.

Diferentemente das previsões clássicas, que produzem um valor único para cada observação, as previsões bayesianas produzem um determinado número de amostras de valores para cada observação

O modelo usado para calcular a previsão para novos casos usa dados relacionados à quantidade de dias desde o primeiro caso registrado e o número de casos registrados atualmente.

Esses dados serão fornecidos aos modelos para realizar uma regressão que fornecerá a previsão.

Estou usando varios modelos estatístico para prever os próximos dias da situação relacionada ao COVID-19 no Brasil.

Neste momento, as previsões não levam em consideração os possíveis efeitos do distanciamento social e não considera dados como sobrecarga do sistema sanitário, número de pacientes curados e outros fatores externos.

Importante:

Modelos são simplificações da realidade e dependem fortemente de bons valores para os parâmetros baseados em dados. Ainda existem vários aspectos epidemiológicos da COVID-19 que permanecem em aberto no debate científico e cientistas ainda estão tentando determinar valores mais precisos para vários parâmetros importantes. As escolhas e as consequentes previsões feitas aqui são baseadas no conhecimento científico atual sobre a epidemia, mas ainda são bastante incertas. Dito isso, recomendo sempre usar forecasts como este com muito cuidado!

O desenrolar da epidemia no pais, também depende crucialmente de como a população reage. Eu não tentei aqui antecipar como a população no Brasil vai responder à epidemia e ao isolamento social, mas apenas tento atraves do dados, apresentar uma opção matematica para acompanhar a evolução. Por isso, digo que estes graficos reproduzem apenas um cenário e não constituem previsões certas sobre o futuro.

Se você deseja seguir as atualizações diárias, siga-me aqui no Medium ou no Twitter.

Data Sources

A passionate and enthusiastic Artificial Intelligence Evangelist writing about people's experiences with technology and innovation.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store